Disciplina: Música e a Expressão pelo Movimento
São Paulo, 12 de abril de 2010
Relato da Expressão Corporal nas Aulas e na Atividade Profissional.
As minhas atividades profissionais abrangem os seguintes aspectos:
Performance como instrumentista ( pianista e tecladista) em bares e teatros;
Educacional como professor de instrumento( piano) na área popular.
De fato, são situações diferentes que exigem posturas diferentes. ( Melina)
Na questão da performance, eu costumo utilizar movimentos discretos na interpretação de algumas peças. Em alguns casos, utilizo o movimento do punho e antebraço para dar maior intensidade a um determinado acorde ou apoiar uma nota no inicio de alguma frase musical. A observação da platéia me conduz ao movimento do pescoço, mas com o olhar direcionado, se possível, para os olhos de cada ouvinte. Esta é uma forma de avaliar o grau de confortabilidade dos freqüentadores no estabelecimento em que me apresento.
O que acontece quando você percebe que as pessoas não estão confortáveis? Como seu corpo reage? ( Melina)
Os movimentos no momento em que eu leciono são poucos, permanecendo sentado ao lado do aluno durante a aula. As vezes o movimento ocorre quando eu toco com ele na parte grave ou aguda do instrumento. O ensino da parte técnica do instrumento mostra uma atitude corporal bem sedentária por parte de alunos e professores. Os movimentos são feitos em relação às músicas ou aos exercícios que serão executados.
Você vê que pode ser diferente? Como entender a música que toca o corpo realmente? (Melina)
Na aula do dia cinco de abril enfocamos a utilização do espaço em volta do corpo. Formaram-se vários grupos onde um componente utilizava seu corpo em uma roda pequena, média e grande. Em seguida, uma pessoa ficava deitada enquanto os outros do grupo esticavam os membros superiores e inferiores com a finalidade de aumentar seu espaço corpóreo. Interessante desta vivência é que nada impede a expressão pessoal, que é independente do espaço, e o lugar que ocupamos na vida pode crescer aumentando a nossa liberdade de idéias e movimentos corporais.
Com essas experiências em aula, comecei a observar certos músicos na sua performance. Vou indicar alguns que possuem a imagem no site Youtube que pode gerar observações interessantes em relação ao corpo que está vinculado com a estética musical proposta. São trios formados por piano, contrabaixo e bateria. Segue os link:
Que legal este exercício de observação ! (Melina)
- Bill Evans Trio:
- Thelonius Monk Trio
- Keith Jarret Trio
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