domingo, 6 de junho de 2010

Meu Texto com comentários da Prof Melina


Disciplina: Música e a Expressão pelo Movimento


São Paulo, 12 de abril de 2010



Relato da Expressão Corporal nas Aulas e na Atividade Profissional.


As minhas atividades profissionais abrangem os seguintes aspectos:

  • Performance como instrumentista ( pianista e tecladista) em bares e teatros;

  • Educacional como professor de instrumento( piano) na área popular.

De fato, são situações diferentes que exigem posturas diferentes. ( Melina)

Na questão da performance, eu costumo utilizar movimentos discretos na interpretação de algumas peças. Em alguns casos, utilizo o movimento do punho e antebraço para dar maior intensidade a um determinado acorde ou apoiar uma nota no inicio de alguma frase musical. A observação da platéia me conduz ao movimento do pescoço, mas com o olhar direcionado, se possível, para os olhos de cada ouvinte. Esta é uma forma de avaliar o grau de confortabilidade dos freqüentadores no estabelecimento em que me apresento.

O que acontece quando você percebe que as pessoas não estão confortáveis? Como seu corpo reage? ( Melina)

Os movimentos no momento em que eu leciono são poucos, permanecendo sentado ao lado do aluno durante a aula. As vezes o movimento ocorre quando eu toco com ele na parte grave ou aguda do instrumento. O ensino da parte técnica do instrumento mostra uma atitude corporal bem sedentária por parte de alunos e professores. Os movimentos são feitos em relação às músicas ou aos exercícios que serão executados.

Você vê que pode ser diferente? Como entender a música que toca o corpo realmente? (Melina)

Na aula do dia cinco de abril enfocamos a utilização do espaço em volta do corpo. Formaram-se vários grupos onde um componente utilizava seu corpo em uma roda pequena, média e grande. Em seguida, uma pessoa ficava deitada enquanto os outros do grupo esticavam os membros superiores e inferiores com a finalidade de aumentar seu espaço corpóreo. Interessante desta vivência é que nada impede a expressão pessoal, que é independente do espaço, e o lugar que ocupamos na vida pode crescer aumentando a nossa liberdade de idéias e movimentos corporais.

Com essas experiências em aula, comecei a observar certos músicos na sua performance. Vou indicar alguns que possuem a imagem no site Youtube que pode gerar observações interessantes em relação ao corpo que está vinculado com a estética musical proposta. São trios formados por piano, contrabaixo e bateria. Segue os link:

Que legal este exercício de observação ! (Melina)

  • Bill Evans Trio:




  • Thelonius Monk Trio




  • Keith Jarret Trio





José

Obrigada por compartilhar as suas percepções comigo! Espero que a disciplina continue "alimentando" e refinando a sua percepção do corpo no espaço. Traga sempre suas reflexões e descobertas para a aula!
Abraços
Melina 18/04/10

Melina

Obrigado você pelos preciosos movimentos e idéias fornecidos na sua aula.
Giba Estebez


Nenhum comentário:

Postar um comentário